Buscar

Anamnese Financeira

Atualizado: 20 de Ago de 2020

Antes de iniciar um investimento o investidor deve passar por uma etapa muito

importante no mercado financeiro, também utilizada na área médica e pouca conhecida

pelos brasileiros, chamada ANAMNESE.

A palavra ANAMNESE vem da filosofia platônica e significa: redescobrir dentro de si as verdades essenciais que remontam a um tempo anterior (o resto é filosofia!). Contudo, os médicos adaptaram essa “filosofia” para chegar em um diagnóstico para tratar seus pacientes e, nós da área financeira, adaptamos a anamnese para chegar a um diagnóstico financeiro, analisar as expectativas, mindset, perfil e projetos do investidor e oferecer as melhores opções de caminhos a serem seguidos.


Vocês lembram daquela conversa no início de uma consulta médica perguntando sobre seu histórico de saúde e da sua família, se o que você está sentindo é recorrente ou não, isso na área médica é conhecido como anamnese! Assim como na área médica, o assessor de investimentos / planejador financeiro precisa saber quem é o “paciente” para chegar aos melhores resultados para cada um. Tenho certeza se você for em uma consulta médica e ele não perguntar nada sobre seu histórico de saúde, com certeza você ficará desconfiado. Da mesma forma que preocupamos com a saúde, devemos preocupar com a nossa saúde financeira.


Se um gerente de banco ou assessor de investimentos ou qualquer outro profissional da área financeira simplesmente indicar onde você deve alocar seus investimentos antes de conhecer seu histórico financeiro e suas metas de vida, pode ter certeza de que seu tratamento estará fadado ao fracasso. E sim! Desconfie também deste “tratamento”.



Felipe Dias Guimarães

Sócio da Império Investimentos

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo