Tesouro Direto e

Títulos Públicos Federais

Qual a diferença entre Tesouro Direto e Título Público?

Tesouro Direto são títulos que o próprio Tesouro está negociando (para compra e venda).

 

Os Títulos Públicos são de mercado secundário, ou seja, são outras pessoas que estão negociando para compras e vendas, e não o Tesouro.

 

As diferenças e vantagens dos Títulos Públicos são:

- Remunerações e prazos diferentes do Tesouro Direto;

- Você não paga a taxa de custódia de 0,30% ao ano.

São títulos emitidos pelo Governo, por meio do Tesouro Nacional, com a finalidade de captar recursos para o financiamento da atividade pública. Em função disso, são vistos pelo mercado como de baixo risco.

 

Todos os títulos públicos são ativos de renda fixa, ou seja, o investidor conhece as condições de remuneração no momento da compra do papel, e caso fiquem com o título até o vencimento, a remuneração final será exatamente a contratada na aplicação.

 

A relação entre taxa de juros e preço unitário é inversamente proporcional. Quando a taxa de juros cai, o preço sobe. Quando a taxa de juros sobe, o preço cai. E essa variação será tanto maior quanto maior for o prazo remanescente do título.

Opções de Títulos Públicos Federais

Tesouro Selic

Rentabilidade de acordo com a taxa Selic.

Pós-fixado.

Tesouro IPCA+

Investimento que acompanha a inflação + juros

Tesouro Pré

Juros predefinidos no momento de aplicação, independente da Selic

Tributação

Imposto de Renda

Rendimentos e ganhos de capital produzidos por aplicações financeiras de pessoas físicas ou de pessoas jurídicas em títulos públicos são tributados às seguintes alíquotas:

Prazo de Aplicação

Aliquota

Até 180 dias                                             22,5%

De 181 a 360 dias                                    20%

De 361 a 720 dias                                   17,5%

Acima de 720 dias                                15%

IOF 

A alíquota incidente sobre os rendimentos produzidos por aplicações com prazo inferior a 30 dias. 

Ouvidoria da XP Investimentos

0800-722-3710

A Império Investimentos – Agente Autônomo de Investimentos Ltda. é uma empresa de agentes autônomos de investimento devidamente registrados na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), na forma da Instrução Normativa nº 497/11. A Império – Agente Autônomo de Investimentos Ltda. atua no mercado financeiro através da XP Investimentos CCTVM S/A, o que pode ser verificado através do site da CVM (www.cvm.gov.br > Agentes Autônomos > Relação dos Agentes Autônomos contratados por uma Instituição Financeira > Corretoras > XP Investimentos) ou através do site da ANCORD para escritórios credenciados a partir de maio de 2016 (http://www.ancord.org.br/Website_Ancord/index.html> Agentes Autônomos > Consultas) ou através do site da própria XP Investimentos CCTVM S/A (www.xpi.com.br > Encontre um escritório > Selecione abaixo o estado e a cidade que deseja pesquisar > Veja a lista dos agentes autônomos). Na forma da legislação da CVM, o agente autônomo de investimento não pode administrar ou gerir o patrimônio de investidores. O agente autônomo é um intermediário e depende da autorização prévia do cliente para realizar operações no mercado financeiro. Esta mensagem, incluindo os seus anexos, contém informações confidenciais destinadas a indivíduo e propósito específicos, sendo protegida por lei. Caso você não seja a pessoa a quem foi dirigida a mensagem, deve apagá-la. É terminantemente proibida a utilização, acesso, cópia ou divulgação não autorizada das informações presentes nesta mensagem. As informações contidas nesta mensagem e em seus anexos são de responsabilidade de seu autor, não representando necessariamente ideias, opiniões, pensamentos ou qualquer forma de posicionamento por parte da Império – Agente Autônomo de Investimentos Ltda. O investimento em ações é um investimento de risco e rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura. Na realização de operações com derivativos existe a possibilidade de perdas superiores aos valores investidos, podendo resultar em significativas perdas patrimoniais. Para informações e dúvidas, favor contatar seu agente de investimentos. Para reclamações, favor contatar a Ouvidoria da XP Investimentos no telefone nº 0800-722-3710.